2º Workshop do testbed FIBRE

Usando testbeds de Internet do Futuro para aprendizado de Redes de Computadores

Sobre o evento

Os testbeds de Internet do Futuro podem ser muito úteis no ensino de Redes de Computadores, tanto em aulas de laboratório de cursos de graduação e pós-graduação como no contexto de cursos online (EAD, MOOCs). O acesso a ambientes de experimentação de larga escala oferece aos alunos uma experiência prática (hands-on) que tipicamente não é possível oferecer com softwares simuladores e recursos locais de uma instituição de ensino.

O objetivo deste workshop é apresentar e demonstrar o uso do testbed FIBRE - Future Internet Brazilian Environment for Experimentation e forma a encorajar professores a fazerem uso do testbed em sala de aula.

A segunda edição do workshop também abre espaço para que usuários do testbed possam compartilhar sua experiência de uso com experimentos e aulas realizadas com o testbed.

Os participantes do workshop são encorajados levarem seus notebooks para atividades de hands-on. O público-alvo são professores e alunos de cursos de Redes de Computadores e sistemas distribuídos (nível técnico, graduação ou pós-graduação).

Datas importantes

  • Prazo estendido: 31.03
    10 abril 2017
    Submissão do resumo do artigo ou proposta de experimento (até 4 páginas)
  • 17 abril 2017
    Resultado da avaliação
  • 24 abril 2017
    Período de contratação dos artigos selecionados para a trilha 2
  • 07 maio 2017
    Submissão da versão definitiva dos artigos aceitos para a trilha 1
  • 30 junho 2017
    Submissão da versão definitiva dos artigos aceitos para a trilha 2

Obs.: O prazo para submissão dos artigos da trilha 2 é maior para que haja tempo de incluir lições aprendidas e resultados preliminares do experimento proposto. Em contrapartida, artigos enviados após o dia 07 de maio não serão incluídos nos anais do CSBC 2017.

Trabalhos aceitos

Trabalhos aceitos para apresentação

Título Autores
Investigação do Protótipo IRATI usando testbed FIBRE (Trilha 1) UFPE
Uma Análise de Métricas para Colocação de Servidores de Cache e Distribuição de Conteúdo no testbed FIBRE UFPA
Coleta de amostras de RSSI para testes de handoff em cenários com e sem mobilidade utilizando-se testbeds FIBRE UFF
VCFlow: arcabouço para provimento de serviços de transporte de camada 2 em redes SDN/OpenFlow híbridas CBPF

Trabalhos convidados para apresentação, mas sujeitos a confirmação

Título Autores
Redes Críticas IFRS
NovaGenesis no Ambiente FIBRE: Desempenho da Troca de Conteúdos Nomeados Inatel
Estratégias para redução do consumo de energia em redes de data center PUC-RS

Trilhas

A submissão de artigos deverá se encaixar em uma das seguintes trilhas:

  • Experiências de uso do testbed FIBRE (relato de experimentos, trabalhos de conclusão de curso ou atividades de ensino realizadas);
  • Propostas de novos experimentos a serem realizados no testbed FIBRE (os recursos atualmente disponíveis são máquinas virtuais, switches programáveis OpenFlow e roteadores wi-fi programáveis)

Financiamento e premiação

Os autores dos artigos aceitos para apresentação terão sua inscrição no CSBC 2017 custeada pelo testbed FIBRE. Será custeada a inscrição de 1 autor por artigo aceito para apresentação.

Os três melhores artigos submetidos na trilha 2 (propostas de novos experimentos) serão financiados com um contrato no valor de R$ 800,00 mensais para implementar o experimento proposto no testbed. Um autor por artigo poderá ser financiado. O contrato terá a duração de 3 meses, podendo ser prorrogado por no máximo mais 3 meses dependendo da complexidade do experimento e da apresentação dos resultados preliminares no CSBC 2017.

Os autores poderão contar com o apoio da equipe de operação e suporte do testbed FIBRE e de um tutor que será indicado para auxiliar na implementação do experimento proposto.

Apenas para os três melhores artigos aceitos para apresentação na trilha 2, o testbed FIBRE poderá custear as despesas de viagem de 1 autor de cada artigo, para que seja apresentado os resultados preliminares e lições aprendidas sobre o experimento proposto.

Artigos

O trabalho deverá conter entre 4 e 10 páginas, utilizando o estilo dos artigos da SBC. Resumos deverão ter entre 3 e 4 páginas.

A submissão dos artigos será eletrônica, em formato PDF, via sistema JEMS. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês.

Os trabalhos deverão incluir figuras, screenshots, diagramas e/ou fotos para ilustrar o experimento proposto ou realizado com o testbed FIBRE.

Na avaliação dos trabalhos enviados para a trilha 2 serão considerados critérios como a complexidade e a viabilidade de execução do experimento na infraestrutura disponível. Serão melhor avaliados experimentos que possam usar o testbed de forma federada, i.e., fazendo uso de recursos computacionais alocados em mais de uma ilha de experimentação. Também é necessário que pelo menos 1 professor seja (co)autor do artigo. Os organizadores do workshop reservam-se o direito de considerar as informações do Sistema Lattes para a avaliação do artigo.

Elegibilidade

Desenvolvedores, analistas e operadores atualmente contratados pelo testbed FIBRE não poderão ser financiados caso tenham artigos aceitos para apresentação na trilha 2.

Organização

Coordenação Geral

  • Iara Machado, RNP

Coordenação Local

  • Dirceu Matheus Junior, Mackenzie

Coordenação do Comitê de Programa

  • José Ferreira de Rezende, UFRJ

Instituição Organizadora

  • RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa