25º WEI

Workshop sobre Educação em Computação

Sobre o evento

Convidamos interessados em Educação em Computação a participar do WEI (Workshop sobre Educação em Computação), em sua vigésima quinta edição. Alinhado ao tema do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o tema do WEI deste ano é "Como ensinar computação para tudo e para todos".

O WEI é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de ser um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados à educação em Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação. No contexto da Educação em Computação, precisamos repensar nossos modos de ensinar e de aprender utilizando métodos, técnicas e ferramentas capazes de favorecer a construção de conhecimento no âmbito da Computação.

Datas importantes

  • 19 março 2017
    Deadline para submissão dos trabalhos
  • Prazo estendido: 24.04
    26 abril 2017
    Deadline para notificação aos autores
  • 07 maio 2017
    Deadline para envio da versão final

Trabalhos aceitos

Título Autores
Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação Giani Petri, Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Borgatto
5 Minutos de Programação em Exibições Christiane Gresse von Wangenheim, Aldo von Wangenheim, Fernando Pacheco, Miriam Ferreira, Jean Hauck
Apoio ao ensino de análise e projeto de software usando a plataforma Arduino Bruno E. Lima, Guilherme R. Mattiello, Luis F. Galonetti, Murylo P. Lopes, Rhuan E. C. Costa, Andre R. Ortoncelli, Paulo Nardi, Andre Endo
Game Logic: Um jogo para auxiliar na aprendizagem de lógica de programação Dorgival Netto, Luiz Mario Medeiros, Daniel de Pontes, Edilson de Morais
Motivação de Estudantes Nonmajors em uma Disciplina de Programação Bianca Santana, Solenir Figuerêdo, Roberto Bittencourt
Collaborative Encyclopedia of Algorithms - X Carla Delgado, Joao Carlos da Silva, Thais Viana, Carlos Eduardo da Silva Martins, Fernando Rocha Gouvêa
Dificuldade de problemas de programação introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura Rodrigo Francisco, Cleon Pereira Júnior, Ana Paula Ambrósio
Uma experiência de aplicação de uma abordagem baseada em problemas no ensino de Teoria da Computação em sala de aula tradicional Luiz Gavaza, Lais Nascimento Salvador, David Moises Barreto dos Santos
Um Relato de Experiência da Implantação de um Modelo de Fábrica de Software Escola (FaSEs) Edmilson Campos Neto, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Diego Nascimento
Logic in a Logic Way: um Aplicativo para Exercitar a Resolução de Problemas de Lógica da Olimpíada Brasileira de Informática Rafael Gauna Trindade, Cassiano Schneider, Andrea Charao
Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica Ariane Rodrigues, Renato Lopes
AGILITY SCRUM Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM Ronney Moreira de Castro, Sean Siqueira, Denilson Novaes de Almeida, Felipe Calegario Nascimento
ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação Lucas Ferreira da Silva, Iago da Cunha Corrêa, Andrea Charao, Joao V F Lima
Programação para todos: Análise Comparativa de Ferramentas Utilizadas no Ensino de Programação Silvino Junior, Sonia França
Experimentando a Multidisciplinaridade no Desenvolvimento de Apps Daniela Brauner, Raquel Janissek-Muniz, Lisandro Zambenedetti Granville, Karina de Moura, Sandro Fetter, Gabriel Nazar
Apoiando o Ensino de Diagrama de Atividades através de um jogo educacional Williamson Silva, Igor Steinmacher, Tayana Conte
A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças Alexandre Aono, Hugo Rody, Daniela Leal Musa, Vanessa Andrade Pereira, Jurandy Almeida
Workshop de GNU/Linux: Incentivando o Uso do Software Livre na Graduação Paulo Pereira, Diogo Dantas, Aellison Santos, Marcos Silva, Diego Lima, Aline Araújo, Bianca Karla Melo, Matheus De Araújo
Contribuições da Extensão Universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de Computação Juliana Santos, Débora Abdalla Santos, Cíntia Souza, Taiala Santos, Pietro Bompet
Projeto Aprenda a Programar Jogando: Divulgando a Programação de Computadores para Crianças e Jovens Julia Godinho, Kathleen Torres, Gabriel Batista, Eduardo Gabriel Andrade, Janaina Gomide Gomes
Relato sobre o desenvolvimento e uso de objeto de aprendizagem com elementos de aprendizagem baseada em problemas no contexto de Computação para Engenharias Narci Nogueira da Silva, Marco Aurélio Graciotto Silva
A percepção dos professores sobre a prática da interdisciplinaridade no ensino de computação para escolares Euma Silva Santos, William Fabian Machado Vera, Ecivaldo Matos
Pensar para Programar: Projeto de Ensino no Curso Técnico em Informática Wagner dos Santos Marques, Paulo Silas Souza, Jaline Mombach
Gameficação no Ensino de Computação na Educação Básica Michel Brum, Marcia Kniphoff da Cruz
Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades Thâmillys Oliveira, Willmara Marques Monteiro, Fábio Cristiano, Alessandra Latorre, Danielle Martins

Artigos

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato PDF por meio do JEMS, respeitando o formato estabelecido pela SBC, contendo entre 8 e 10 páginas (incluindo referências e imagens). Os artigos poderão ser escritos em português ou inglês, sem identificação de autoria em nenhuma parte do texto (substituir referências a instituições ou autores por <omitido para revisão>). Trabalhos com qualquer identificação de autoria serão rejeitados.

Todos os artigos serão avaliados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa em processo duplo-cego (double blind review) e serão julgados em termos de originalidade, relevância, adequação à proposta do evento, qualidade técnica e apresentação. Todos os artigos aceitos serão publicados como trabalhos completos nos Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, independente do formato de apresentação.

No momento do aceite, os autores serão notificados sobre a forma de apresentação do seu trabalho, podendo ser em sessão técnica de comunicações orais, sessão interativa de painéis (pôsteres) ou sessão interativa de demonstração de ferramentas.

Serão premiados os três melhores trabalhos submetidos e apresentados no WEI 2017, independente da categoria de submissão. A premiação consistirá em certificado de premiação de Best Paper e menção honrosa.

Atenção: não enviar arquivos PDF contendo somente resumo; apenas os textos completos serão avaliados.

Contrato de Cessão de Direitos Autorais

Tópicos de interesse

Serão aceitos exclusivamente artigos que versem sobre tema(s) relacionado(s) ao ensino ou à educação em Computação, seja na Educação Básica, Graduação, Pós-graduação, ou demais níveis e/ou modalidades. Artigos que não tratem sobre Educação em Computação serão rejeitados.

Os artigos devem estar relacionados aos seguintes tópicos (não limitados a apenas estes):

  • Atividades extracurriculares
  • Atração de talentos para a Computação
  • Avaliação da aprendizagem
  • Competições científicas
  • Cursos e planos pedagógicos de cursos
  • Desenvolvimento e uso de jogos para ensino/aprendizagem de Computação
  • Didática
  • Diversidade e gênero
  • Educação inclusiva
  • Educação on-line/a distância
  • Ensino e/ou aprendizagem de Computação com dispositivos móveis
  • Ensino de disciplinas de Computação
  • Estágio
  • Estilos de aprendizagem
  • Ética
  • Formação de professores
  • Infraestrutura e políticas de atualização (laboratórios, bibliotecas e afins)
  • Relação academia-indústria
  • Metodologias de ensino e aprendizagem
  • Metodologias de estudo
  • Multi, inter e transdisciplinaridade
  • PET (Programa de Educação Tutorial)
  • PIBID (Programa de Iniciação à Docência)
  • Prática profissional

Categorias de Submissão

O WEI convida a submissão de artigos (de 8 a 10 páginas) sobre Educação em Computação em qualquer nível ou modalidade de Educação (Educação Básica, Graduação, Pós-Graduação, e demais níveis e/ou modalidades) nas seguintes categorias:

  • Artigos de Pesquisa: apresentam resultados parciais ou conclusivos de pesquisa, articulando teoria e prática, resultados experimentais originais a partir da utilização de metodologias (por exemplo, estudos de caso, pesquisa-ação, pesquisa-participante, métodos quantitativos e qualitativos, entre outros) e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Educação em Computação.
  • Artigos com Relatos de Experiência/Intervenção: descrevem iniciativas inovadoras em práticas de intervenção, curso ou experiência de ensino ou de aprendizagem com reflexão teórico-crítica que permita a reprodução da experiência em outros tempos e espaços.
  • Artigos sobre Ferramentas/Recursos: apresentam desenvolvimento de recursos de software ou hardware para apoiar o ensino ou a aprendizagem de Computação. Os artigos aceitos nessa categoria deverão ser apresentados em sessão especial de "demonstração de ferramentas".
  • Ensaios sobre Desafios de Pesquisa em Educação em Computação: apresentam argumentação de natureza crítico-reflexiva, buscando originalidade e profundidade no enfoque, sem, contudo, explorar o tema de forma exaustiva. Tem o propósito de expor ideias e pontos de vista do autor a respeito de desafios de pesquisa em educação em computação; revisar e analisar assuntos e interpretações relativos a este tema; debater ideias e opiniões sobre este tema, através de pesquisa bibliográfica ou evidências empíricas

Em todas as categorias, os artigos devem apresentar trabalhos originais, incluindo a revisão de trabalhos relacionados que ajudem a contextualizar a presente submissão. Sugere-se que:

  • trabalhos publicados em edições anteriores do WEI sejam considerados (cujos anais estão disponíveis na BDBComp)
  • os trabalhos submetidos versem sobre o tema do evento – Educação em Computação para tudo e para todos

Segunda-feira (03.07)

11:00-13:00- Palestra de abertura John Impagliazzo

CV: Professor emérito de Ciência da Computação na Hofstra University, Nova York, onde foi chefe de departamento e diretor do programa de pós-graduação. Atualmente atua como consultor e especialista em vários países nas áreas de currículos, avaliação, acreditação e outras atividades relacionadas.

Representou a IEEE Computer Society na Força Tarefa 2004 Computer Engineering, onde trabalhou como co-autor e editor do IEEE/ACM Computer Engineering Curriculum Report (CE2004). Além disso, foi um participante ativo da força tarefa que produziu o ACM/IEEE Computing Curricula 2005 Report.

Atualmente, ele preside o comitê de direção da ACM / IEEE Computer Engineering CE2016, é membro do grupo de tarefas ACM / IEEE IT2017 que está produzindo novas diretrizes curriculares para o curso de Tecnologia de Informação, e participa do projeto CC2020 que será uma revisão de um dos mais citados documentos de currículo de computação chamado Computing Curricula 2005, também conhecido como CC2005.

Título: Establishing Computing Curricula: An Evolving Professional Endeavor

Resumo: This presentation provides a historical landscape of curricular development in computing that has occurred over decades together with an overview of the structure of new curricular documents. Publications such as Curriculum’68, Curriculum’78, and Computing Curricula’91 have provided pathways for worldwide advances in the computing and computer engineering curricular fields. Over the years, these efforts have resulted in a series of documents with activities that are ongoing even today. This discussion summarizes the development of new and emerging curricular models suitable for computing related programs and shows ways in which these documents have provided greater expansion of technical elements and pedagogical ways of learning. The speaker explains why “knowledge” is no longer sufficient to become a practicing computing or engineering specialist. Additionally, he highlights reasons why graduating students must learn to demonstrate performance competencies guided by learning expectations supported by human skills in addition to mathematics and science. The presentation also delves into contemporary activities that have taken place or are taking place on a global scale with a focus on computer engineering and information technology. Audience participation is a component of this presentation.

17:00-19:00 – Seção Técnica Especial: Melhores artigos

  • A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. Alexandre Hild Aono, Hugo Vianna Silva Rody, Daniela Leal Musa, Vanessa Andrade Pereira, Jurandy Almeida (UNIFESP)
  • Apoio ao Ensino de Análise e Projeto de Software Usando a Plataforma Arduino. Bruno Lima, Guilherme Mattiello, Luis Galonetti, Murylo Lopes, Rhuan Costa, Andre R. Ortoncelli, Paulo Nardi, Andre T. Endo (UTFPR)
  • Collaborative Encyclopedia of Algorithms – Algpedia. Thais N. Viana, João C. P. da Silva, Carla A. D. M. Delgado, Carlos Eduardo da S. Martins, Fernando R. Gouvêa (UFRJ)
  • Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades. Thâmillys Marques de Oliveira, Willmara Marques Monteiro, Fábio Cristiano Souza Oliveira, Danielle Juliana Silva Martins, Alessandra Luengo Latorre da Silva (IF Sertão - PE)
  • ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação. Lucas F. Silva, Iago C. Corrêa, Andrea S. Charão, João V. F. Lima (UFSM)

Terça-feira (04.07)

8:30-10:30 – Sessão Técnica I: Ensino Contextualizado de Computação

  • A Percepção dos Professores sobre a Prática da Interdisciplinaridade no Ensino de Computação para Escolares. Euma Silva Santos, William Fabian Machado Vera, Ecivaldo de Souza Matos (UFBA)
  • Contribuições da Extensão Universitária na Formação Social, Acadêmica e Profissional dos Estudantes de Computação. Juliana Maria Oliveira dos Santos, Cíntia Mercês Souza, Taiala Almeida Santos, Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Débora Abdalla Santos (UFBA)
  • Experimentando a Multidisciplinaridade no Desenvolvimento de Apps. Daniela F. Brauner, Raquel Janissek-Muniz (UFRGS), Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS/SBC), Karina Moura, Sandro Fetter (UFRGS), Gabriel Nazar (UFRGS/SBC)
  • Um Relato de Experiência da Implantação de um Modelo de Fábrica de Software Escola (FaSEs). Edmilson Barbalho Campos Neto, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Diego Silveira Costa Nascimento (IFRN)
  • Workshop de GNU/Linux: Incentivando o Uso do Software Livre na Graduação. Aellison Cassimiro T. dos Santos, Aline M. Araújo, Bianca Karla A. de S. Melo, Diego Filipe S. de Lima, Diogo V. Dantas, Igor N. dos Santos, Marcos Henrique A. da Silva, Matheus Lima M. de Araújo, Matheus Maranhão R. Praxedes, Paulo R. P. da Silva (UFPB)

11:00-13:00 -Grupos de Trabalho

17:00-19:00 - Grupos de Trabalho

Quarta-feira (05.07)

8:30-10:30 – Plenária e Premiação Melhor Artigo

11:00-13:00 – Sessão Técnica II: Ensino de Programação

  • 5 Minutos de Programação em Exibições. Christiane Gresse von Wangenheim, Aldo von Wangenheim (UFSC), Fernando S. Pacheco (IFSC), M. Nathalie F. Ferreira, Jean C. R. Hauck (UFSC)
  • Grau de Dificuldade de Problemas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Rodrigo Elias Francisco, Cleon X. Pereira Júnior (IFGoiano), Ana Paula Ambrosio (UFG)
  • Motivação de Estudantes Non-Majors em uma Disciplina de Programação. Bianca L. Santana, Jose Solenir L. Figuerêdo, Roberto A. Bittencourt (UEFS)
  • Pensar para Programar: Projeto de Ensino no Curso Técnico em Informática. Wagner dos Santos Marques, Paulo Silas Severo de Souza, Jaline Gonçalves Mombach (IF Farroupilha)
  • Programação para todos: Análise Comparativa de Ferramentas Utilizadas no Ensino de Programação. Silvino M. da Silva Junior (IFPI), Sônia V. Alves França (UFRPE)

17:00-19:00 – Sessão Técnica III: Jogos no Ensino de Computação

  • AGILITY SCRUM Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM. Ronney Moreira de Castro (FMG/UNIRIO), Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO), Denilson Novais de Almeida, Felipe Calegario Nascimento (FMG)
  • Apoiando o Ensino de Diagrama de Atividades através de um Jogo Educacional. Williamson Silva (UFAM), Igor Steinmacher (UFTPR), Tayana Conte (UFAM)
  • Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. Giani Petri (UFSM/UFSC), Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Ferretti Borgatto (UFSC)
  • Game Logic: Um jogo para Auxiliar na Aprendizagem de Lógica de Programação. Dorgival Netto (IFMS), Luiz Mario Medeiros, Daniel de Pontes, Edilson de Morais (Faculdade Maurício de Nassau)
  • Projeto Aprenda a Programar Jogando: Divulgando a Programação de Computadores para Crianças e Jovens. Julia Godinho, Kathleen Torres, Gabriel Batista, Eduardo Andrade, Janaína Gomide (UFRJ)

Quinta-feira (06.07)

8:30-10:30 Sessão Técnica IV: Métodos de Ensino

  • Gameficação no Ensino de Computação na Educação Básica. Michel Girotto Brum, Marcia E. J. Kniphoff da Cruz (UNISC)
  • Logic in a Logic Way: um Aplicativo para Exercitar a Resolução de Problemas de Lógica da Olimpíada Brasileira de Informática. Rafael Gauna Trindade, Cassiano Andrei Dias da Silveira Schneider, Andrea Schwertner Charão (UFSM)
  • Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica. Ariane N. Rodrigues, Renato H. de Oliveira Lopes (UPE)
  • Relato sobre o Desenvolvimento e Uso de Objeto de Aprendizagem com Elementos de Aprendizagem Baseada em Problemas no Contexto de Computação para Engenharias. Narci Nogueira da Silva, Marco Aurélio Graciotto Silva (UTFPR)
  • Uma Experiência de Aplicação de uma Abordagem Baseada em Problemas no Ensino de Teoria da Computação em Sala de Aula Tradicional. Luiz Otávio Ramos Gavaza, Laís do Nascimento Salvador (UFBA), David Moises Barreto dos Santos (UEFS)

11:00-13:00 Sessão técnica interativa de Demonstração de Ferramentas

  • Collaborative Encyclopedia of Algorithms – Algpedia. Thais N. Viana, João C. P. da Silva, Carla A. D. M. Delgado, Carlos Eduardo da S. Martins, Fernando R. Gouvêa (UFRJ)
  • Game Logic: Um jogo para Auxiliar na Aprendizagem de Lógica de Programação. Dorgival Netto (IFMS), Luiz Mario Medeiros, Daniel de Pontes, Edilson de Morais (Faculdade Maurício de Nassau)
  • Logic in a Logic Way: um Aplicativo para Exercitar a Resolução de Problemas de Lógica da Olimpíada Brasileira de Informática. Rafael Gauna Trindade, Cassiano Andrei Dias da Silveira Schneider, Andrea Schwertner Charão (UFSM)
  • ProgressCode: uma Ferramenta para Monitorar o Progresso de Alunos no Ensino Não-formal de Programação. Lucas F. Silva, Iago C. Corrêa, Andrea S. Charão, João V. F. Lima (UFSM)

11:00-13:00 Reunião dos Grupos PET

A III Reunião de Tutores de Grupos PET da área de Computação, a ser realizada junto ao 25o WEI, tem o intuito de reunir tutores e professores-pesquisadores que tenham interesse pelo Programa PET, para discutir ações de colaboração e troca de experiências entre os grupos PET atuantes na área de Computação.

Organização

Coordenação Geral

  • Leandro Galvão, UFAM
  • Simone Martins, UFF

Coordenação Local

  • Ismar Frango Silveira, Mackenzie

Comitê de Programa

  • Alexandre Cidral, Univille
  • André Campos, UFRN
  • André Drummond, UnB
  • André Lemos, IFTM
  • Anna Schwarzelmuller, UFBA
  • Carina F. Dorneles, UFSC
  • César França, UFRPE
  • Christiane Gresse von Wangenheim, UFSC
  • Clodis Boscarioli, Unioeste
  • Cristiano Maciel, UFMT
  • Daltro Nunes, UFRGS
  • Danielle Rousy Silva, UFPB
  • David Moises Barreto dos Santos, UEFS
  • Débora Abdalla, UFBA
  • Debora Paiva, UFMS
  • Ecivaldo Matos, UFBA
  • Edmundo Spoto, UFG
  • Edson P. Pimentel, UFABC
  • Elaine Oliveira, UFAM
  • Eleandro Maschio, UTFPR
  • Esteban Clua, UFF
  • Fernanda Lima, UnB
  • Igor Steinmacher, UTFPR
  • Isabel Nunes, UFRN
  • Jair Leite, UFRN
  • Jeane Melo, UFRPE
  • José Palazzo Moreira de Oliveira, UFRGS
  • José Maria David, UFJF
  • Juliana Diniz, UFRPE
  • Lucia Giraffa, PUC-RS
  • Luiz Merkle, UTFPR
  • Marcelo Duduchi, FATEC-SP
  • Marco Winckler, Université Paul Sabatier
  • Marcos Borges, Unicamp
  • Maria Augusta Vieira Nelson, PUC Minas
  • Marilia Amaral, UTFPR
  • Morganna Diniz, UNIRIO
  • Noemi Rodriguez, PUC-Rio
  • Raquel Prates, UFMG
  • Renata Araujo, UNIRIO
  • Roberto Bittencourt, UEFS
  • Ronaldo Correia, UNESP
  • Ronaldo Mello, UFSC
  • Silvia Amelia Bim, UTFPR
  • Sonia França, UFRPE
  • Taciana Pontual Falcão, UFRPE
  • Taisy Weber, UFRGS
  • Vanessa Braganholo, UFF
  • Vaninha Vieira, UFBA
  • Wilson Veneziano, UnB
  • Yuska Paola Costa Aguiar, UFPB