6º DesafIE!

Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação

Sobre o evento

O DesafIE! é um evento da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC que ocorre desde 2012 inspirado principalmente em um dos Grandes Desafios científicos da computação apontados pela SBC para a década (2006-2016) que trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, tendo como objetivo criar condições para vencer as barreiras tecnológicas educacionais, culturais, sociais e econômicas, que impedem o acesso e a interação por meio da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e teorias capazes de endereçar, de forma competente, a questão do acesso do cidadão brasileiro ao conhecimento.

Ressalta-se que o DesafIE! sendo um workshop do Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, tem o objetivo de discutir os temas da Informática na Educação que possuam sobretudo um enfoque computacional e que abordem aspectos desafiadores na área. Assim, é importante ressaltar que ele não seja entendido pela comunidade como um meio de divulgação de pesquisas em andamento, mas sim um evento entre pesquisadores que buscam discutir, vislumbrar e apontar temas desafiadores e interdisciplinares, com um grande enfoque computacional, na área de Informática na Educação.

O DesafIE!, em sua edição de 2017 busca promover um debate sobre os Grandes Desafios da Informática na Educação, motivado por discussões semelhantes já ocorridas na própria SBC, em outras comissões especiais, como no caso da comunidade de IHC, bem como em outras sociedades científicas internacionais.

Neste sentido, à luz da experiência da SBC e da comunidade de IHC, definem-se sete linhas-mestras para a configuração dos Grandes Desafios da Informática na Educação:

  • Os Grandes Desafios da IE devem ser dirigidos a avanços significativos epistemológicos, ao invés de conquistas incrementais baseados em resultados existentes.
  • A visão de um Grande Desafio da IE deve estar bem além daquilo que pode ser obtido por um projeto de pesquisa convencional, devendo apresentar um caráter multidisciplinar em sua natureza e nas possibilidades de solução, dada a natureza da área de IE.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser passíveis de avaliação clara e objetiva que permita definir o seu sucesso.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser decomponíveis e passíveis de diagnóstico incremental, de modo a permitir mudanças de curso durante sua realização.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser ambiciosos e visionários, mas não irrealistas, sendo viáveis dentro de 10 anos; devem desafiar paradigmas, questionar e provocar uma evolução no panorama atual da área.
  • Os Grandes Desafios da IE devem ser atraentes e motivadores para a sociedade e para a comunidade científica.
  • Os tópicos dos Grandes Desafios surgirão a partir de um consenso da comunidade científica, para servir como um cenário de longo prazo para os pesquisadores, independentemente de políticas de financiamento ou questões sócio-políticas essencialmente conjunturais.

Espera-se receber contribuições da comunidade acadêmica e das comunidades de prática (professores, setor produtivo, terceiro setor, etc) a respeito das perspectivas de P&D entre 2017-2027, no sentido de explorar e expandir as fronteiras da pesquisa em Informática na Educação para os próximos dez anos.

Datas importantes

  • Prazo estendido: 12.03
    15 março 2017
    Submissão das propostas - resumo (etapa 1)
  • 24 março 2017
    Resultado da Avaliação (etapa 1)
  • 14 abril 2017
    Submissão do artigo completo (etapa 2)
  • Prazo estendido: 24.04
    03 maio 2017
    Resultado da Avaliação (etapa 2)
  • Prazo estendido: 07.05
    15 maio 2017
    Submissão da versão final

Artigos

Processo de Seleção

O processo de seleção será composto de duas etapas. Na primeira, serão selecionadas as propostas de temas para os grandes desafios a partir de resumos. Na segunda etapa, os artigos detalhando os temas deverão ser submetidos e serão avaliados, podendo ser desqualificados se não contemplarem os itens solicitados para essa etapa.

Primeira etapa: Seleção inicial

Nessa etapa os autores deverão submeter resumo de até 1000 palavras abordando propostas de Grandes Desafios da IE. Espera-se que os resumos tragam reflexões fundamentadas abordando desafios referentes aos tópicos do evento com perspectiva de futuro. Os resumos serão avaliados por pelo menos dois revisores e apenas os aprovados nessa etapa poderão participar da segunda etapa.

Formato da proposta (etapa 1)

Os resumos devem possuir um título (fonte: Times New Roman 14, negrito, centralizado) e um texto de até 1000 palavras (fonte: Times New Roman 12, normal, justificado). Podem ainda conter imagens, quadros e referências desde que não ultrapassem três páginas no formato A4, com margens superior 3,5 cm, inferior 2,5 cm, direita 3 cm e esquerda 3cm. O documento não deve conter identificação de autores para fins de avaliação às cegas. A submissão do resumo será eletrônica, em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

Segunda etapa: Avaliação do artigo

Os autores das propostas selecionadas na etapa anterior deverão submeter um artigo contendo de 5 a 6 páginas. Para essa etapa o artigo deverá contemplar os seguintes itens:

  • A importância e os benefícios de se buscar solução para o Desafio
  • Formas para avaliar o sucesso e medir o impacto das ações de P&D
  • Potenciais dificuldades atuais e vindouras inerentes ao desafio
  • Ações que devem ser tomadas para se enfrentar o desafio em um período de 10 anos

Esses artigos serão avaliados por pelo menos dois revisores segundo critérios bem definidos que estão associados à proposição clara de perspectivas de desafios da Informática na Educação para os próximos dez anos. Os artigos aprovados nessa etapa serão publicados nos anais do evento e deverão ser apresentados nos painéis do evento.

Formato do artigo (etapa 2)

Os trabalhos devem ser submetidos seguindo o estilo dos artigos da SBC. Devem ter entre 5 (cinco) e 6 (seis) páginas incluindo referências, figuras e tabelas. O documento não deve conter identificação de autores para fins de avaliação às cegas. A submissão dos artigos será eletrônica, em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

Realização do Evento

O DesafIE! 2017 ocorrerá em dois dias durante o CSBC. O evento será composto de painéis temáticos para apresentação e discussão dos artigos. Após a etapa 2, os painéis temáticos serão definidos e os artigos aceitos distribuídos nesses painéis (cerca de 3 artigos por painel). Cada painel terá 90 minutos de duração. Cada autor terá 15 minutos para apresentar o seu artigo e haverá 45 minutos de debates em cada painel, envolvendo a audiência. Ao final de cada dia, haverá um painel para consolidação dos desafios apresentados no dia. No final do segundo dia, haverá um painel de encerramento para sistematizar os resultados do evento.

Pós-Evento: Preparação do Livro

A partir dos resultados dos painéis, os autores dos trabalhos apresentados no VI DesafIE! serão convidados a submeter uma versão estendida para compor o livro "Grandes Desafios da Informática na Educação (2017 - 2027)" a ser lançado durante o CBIE 2017 em Recife. O calendário preliminar para a preparação do livro conterá as seguintes etapas:

  • Submissão de versão estendida para compor o livro "Grandes Desafios da Informática na Educação (2017 - 2027)": data a definir
  • Resultado da Avaliação: data a definir
  • Prazo para entrega da versão final: data a definir
  • Lançamento do Livro "Grandes Desafios da Informática na Educação (2017 - 2027)": durante o CBIE 2017 (última semana de outubro/2017)

Organização

Coordenação Geral

  • Edson Pinheiro Pimentel, UFABC
  • Thiago Barcelos, Instituto Federal de São Paulo

Coordenação Local

  • Beatriz de Almeida Pacheco, Mackenzie

Comitê de Programa

  • Alberto Castro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco
  • Anarosa Brandão, Universidade de São Paulo
  • André Raabe, Universidade do Vale do Itajaí
  • Andrey Pimentel, UFPR
  • Claudia Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Crediné de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ecivaldo Matos, UFBA - Universidade Federal da Bahia
  • Edson Pimentel, UFABC (Universidade Federal do ABC)
  • Eleandro Maschio, UTFPR / Universidade Federal do Paraná
  • Ellen Francine Barbosa, ICMC-USP
  • Evandro Costa, UFAL
  • Fabiano Dorça, Universidade Federal de Uberlândia
  • Fábio Ferrentini Sampaio, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda Campos, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gilda Helena Bernardino de Campos, PUC - Rio
  • Heitor Barros, Instituto Federal de Alagoas
  • Ibsen Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas
  • Ig Ibert Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas
  • Ismar Frango Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul
  • João Gluz, UNISINOS
  • Joice Otsuka, Universidade Federal de São Carlos
  • José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará
  • Marcia Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos Borges, Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Univ. Federal de Sergipe
  • Maria Cecilia Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia Cristina Moraes, PUCRS
  • Neide Santos, UERJ
  • Nizam Omar, Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Orivaldo Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patricia Jaques, UNISINOS
  • Paulo Cysneiros, Universidade Federal de Pernambuco
  • Raymundo Ferreira Fº, IFECT Sul-rio-grandense
  • Ricardo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia
  • Romero Tori, Universidade de Sao Paulo
  • Rosa Viccari, UFRGS
  • Sérgio Crespo C. S. Pinto, Universidade Federal Fluninense UFF
  • Sílvio Cazella, UFCSPA
  • Sean Siqueira, UNIRIO
  • Thiago Barcelos, Instituto Federal de São Paulo
  • Valguima Odakura, Universidade Federal da Grande Dourados

Comissão Especial de Informática na Educação (CE-CEIE)

  • André Raabe, UNIVALI (Vice-Coordenador)
  • André Santana, UNIVALI
  • Carlos Roberto, UFU
  • Cleber Nauber, IFAL
  • Elizabeth Rocha, UFGD
  • Eleandro Maschio, UFTPR
  • Fabiano Dorça, UFU
  • Ibsen Bittencourt, UFAL
  • Ig Ibert Bittencourt, UFAL (Coordenador)
  • Leonidas Brandao, USP
  • Márcia Aparecida, UFU
  • Patricia Bassani, FEEVALI
  • Patrícia Jaques, UNISINOS
  • Rômulo César Silva, UNIOESTE
  • Sean Siqueira, UNIRIO
  • Thais Castro, UFAM